UPE inicia período de matrículas relativas ao semestre 2021.1 para alunos veteranos

Tem início nesta sexta-feira (24) e prossegue até o dia 28 de setembro o prazo de matrícula dos alunos veteranos da Universidade de Pernambuco (UPE) para o semestre 2021.1. Neste mesmo período, os estudantes poderão solicitar trancamento e vínculo.

O processo deve ser realizado pelo site www.siga.upe.br, o Sistema de Informação e Gestão Acadêmica, da 0h do dia 24 até 23h59 do dia 28. O(A) estudante obtém a condição de acesso ao SIG@ por meio do número do seu CPF.

A matrícula dos calouros é feita automaticamente. Eles receberão um comunicado para ter acesso ao SIG@ e ativar o e-mail institucional.

O prazo de modificação da inscrição ocorrerá de 4 a 5 de outubro. No dia 5 tem início a Semana Universitária que servirá de acolhimento para os novatos e reencontro dos veteranos.

O semestre 2021.1 terá início no dia 11 de outubro e terminará em 15 de janeiro de 2022. As aulas ocorrerão no sistema híbrido (com o uso das ferramentas virtuais de aprendizagem Google Meet e Google Classroom), em virtude da pandemia de coronavírus.

É importante consultar o e-mail institucional @upe.br. Em caso de dúvida, o aluno deve entrar em contato com a coordenação do seu curso.

Reitor Pedro Falcão participa da reunião que encerra primeiro mandato do superintendente do Complexo Hospitalar da UPE

O reitor da Universidade de Pernambuco Pedro Falcão participou da reunião do Conselho de Administração que marcou o encerramento do primeiro mandato do médico Gustavo Trindade Henriques Filho como superintendente do Complexo Hospitalar da UPE, formado pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) e Centro Integrado Universitário de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam).

O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (23) na sala do Conselho Universitário (CONSUN) na sede da reitoria. Além de Pedro Falcão e Gustavo Trindade Filho estava presente a assessora de Planejamento e Gestão da Superintendência do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (SCH/UPE) Lauriluci Farias Lopes de Albuquerque. 

O Conselho de Administração do Complexo Hospitalar da UPE é formado por representantes das unidades de educação da universidade (docentes, discentes e servidores) e das secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), de Saúde (SES) e de Administração (SAD). A interação ocorreu através de videoconferência.

Eleito para cumprir um segundo quadriênio (2021-2025), Gustavo Trindade Filho tem como meta ampliar ainda mais as ações de assistência e ensino das unidades de saúde que integram a UPE. Na reunião foi apresentado o planejamento estratégico para os próximos anos.

Desde maio a SCH/UPE está agora localizada no andar térreo do Pavilhão Ovidio Montenegro (POM) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz. Antes, funcionava no terceiro andar da sede do HUOC. O novo espaço é maior para abrigar os técnicos e ainda possui salas para reuniões e para assessoria técnica. 

Segundo números de 2020, o complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco oferece 799 leitos (HUOC - 439; Procape - 252 e Cisam - 108) e realizou no ano passado 195,3 mil consultas e procedimentos clínicos médicos. Ao todo, as três unidades reúnem 72% do número total de servidores da UPE.

Instituto de Ciências abre inscrições para dois cursos de especialização

O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (ICB/UPE) abriu inscrições para os cursos de especialização em Microbiologia Clínica e em Cuidados Paliativos.

São 35 vagas no curso de Microbiologia Clínica e 40 vagas no curso de Cuidados Paliativos.

As inscrições para o processo seletivo deverão ser efetuadas no site www.upe.br/icb/latosensu até 18 de fevereiro de 2022. 

Poderão candidatar-se graduados nas áreas de saúde e biológica que desejam ampliar seus conhecimentos em novas práticas profissionais.

Professora da FENSG/UPE receberá Prêmio Anna Nery do Conselho Federal de Enfermagem

A professora da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (FENSG/UPE) Deuzany Bezerra de Melo Leão será homenageada pelo Conselho Federal de Enfermagem com o prêmio Anna Nery.

Criada em 2012, a honraria é um reconhecimento público da entidade aos profissionais que prestam serviços proeminentes à enfermagem.

A entrega ocorrerá durante a realização do 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que acontecerá no município de São José (SC), entre os dias 27 e 30 de setembro. A solenidade do prêmio será dia 29.

A indicação de Deuzany Bezerra de Melo Leão partiu do plenário do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco. Ao todo, serão 32 homenageados, sendo 27 pelos estados e Distrito Federal (um de cada local) e mais cinco indicados pelo Conselho Federal de Enfermagem.

O congresso era para ter acontecido em novembro de 2020, mas foi adiado em função da pandemia de Covid-19.

Especialista em enfermagem médica-cirúrgica, Deuzany Bezerra de Melo Leão atua no ambulatório de geriatria do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC/UPE) e já exerceu o cargo de vice-diretora da FENSG.

QUEM FOI ANNA NERY

A baiana Anna Justina Ferreira Nery (1814-1880) é considerada a patrona da enfermagem no Brasil. Durante a campanha do Paraguai (1864-1870) prestou serviços à pátria acompanhando os seus três filhos atendendo os feridos em hospitais de campanha. O filho mais velho morreu em combate.

Terminada a guerra, Dom Pedro II conferiu à precursora da Cruz Vermelha no país a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe.

Instituto Confúcio da UPE abre inscrição para o curso de chinês para negócios

 

O Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 30 de setembro, semestre 2021.2, para o seu curso de chinês para negócios, no formato online. As aulas ocorrerão entre os meses de outubro/21 a janeiro de 2022, sendo uma vez por semana, no horário das 9h às 12h.

O requisito para ingressar no curso é ter nível de idioma HSK3 ou mais avançado. Os interessados devem realizar a inscrição através do link: https://forms.gle/8tf2XK2ryU226NRB7

Leia mais...