UPE realiza o Pedala 2018

Neste domingo (21/10), a Universidade de Pernambuco (UPE), realizou a segunda edição do passeio ciclístico pelas ruas do Recife, o “Pedala UPE”. O passeio celebrou também o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. A concentração foi na sede da Reitoria da Universidade. O passeio seguiu pelas ruas do centro do Recife com destino final no cais da alfândega.

A comissão do evento produziu uma camisa em alusão ao dia, no valor de R$ 35,00 + 1kg de alimento não perecível, para o servidor de nível médio, e R$ 50,00 + 1kg de alimento não perecível, para os demais participantes.

A renda da venda do produto será revertida para a aquisição do primeiro mamógrafo da rede pública, campanha em andamento do Rotary Clube Recife, com sistema de estereotaxia, que permite localizar nódulos não palpáveis ou micro-calcificações. O equipamento ficará no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc/UPE).

A ação tem como objetivo comemorar o dia do servidor público, estimular as pessoas a incorporarem a atividade física na perspectiva da melhoria da qualidade de vida, contribuir com a campanha de aquisição do mamógrafo e arrecadar alimentos não-perecíveis para as casas de apoio a pacientes ligadas ao Complexo Hospitalar da UPE: Casa de Chagas (Procape), Casa das Mães e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAC). 

A ação promoveu também distribuição de panfletos relativos ao Outubro Rosa. Estiveram presentes professores, funcionários, alunos da UPE e representantes do Rotary Clube Recife.

MAMÓGRAFO - O mamógrafo realiza biópsia com retirada do material para estudo e verificação do diagnóstico. A estereotaxia digital, ou como é mais conhecida biópsia mamária guiada por estereotaxia, é utilizada para obter amostras de tecidos das áreas com alterações vistas pela mamografia.